Integrações de sistemas essenciais para as lojas online

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A integração de sistemas é fundamental para que um projeto de ecommerce seja escalável e possa crescer exponencialmente.

A integração da plataforma de ecommerce com software interno das organizações permite automatizar processos, garantir a segurança e qualidade dos dados e aumentar a rapidez e eficiência dos processos de uma loja online.

Adicionalmente, a integração com plataformas externas permite enriquecer as funcionalidades da loja online quando a plataforma de ecommerce escolhida tem limitações , nomeadamente em termos de conversão, marketing, experiência de compra, análise de dados e relacionamento com o cliente.

A primeira etapa da integração de sistemas é o levantamento das plataformas e ferramentas tecnológicas que irão ser necessárias integrar com a loja online e incluí-las no caderno de encargos de ecommerce.

Virtualmente, qualquer software pode ser integrado, desde que disponibilize as ferramentas necessárias para tal (webservices, API ou outras), no entanto, há integrações que são mais comuns quando se trata de um projeto de ecommerce.

ERP

A integração da solução de ERP (Enterprise Resource Planning) com a loja online é das mais importantes num projeto de ecommerce. Permite sincronizar a informação de clientes, produtos, stocks, faturas de compras e outros documentos fundamentais para o bom funcionamento do negócio.

Exemplos:

  • SAP
  • Oracle
  • Microsoft Dynamics
  • PHC
  • Cegid Primavera
  • Sage
  • Inforap

Faturação

O ERP é o software de eleição para a gestão das empresas e é a integração mais habitual num projeto de ecommerce. No entanto, alguns projetos de ecommerce não têm a necessidade de integrar com ERP. Tipicamente, são projetos de dimensão menor. Nestes casos, a integração com um software de faturação é suficiente para suprir as necessidades em termos de faturação de encomendas.

Exemplos:

  • Moloni
  • InvoiceXpress
  • Jasmin
  • Vendus
  • Colibri

OMS

O OMS (Order Management System) – sistemas de gestão de encomendas – é uma plataforma centralizada para gerir e acompanhar todas as encomendas online, independentemente do canal em que foram recebidas. As plataformas de ecommerce mais evoluídas têm OMS nativos que permitem uma experiência integrada com a loja online, sem necessidade de recorrer a soluções externas.


Exemplos:

  • Beevo OMS
  • Zoho Inventory
  • Brightpearl
  • Orderhive
  • Veeqo


Transportadoras

A integração com as plataformas das transportadoras facilita a gestão dos envios e aumenta exponencialmente a capacidade de se processar encomendas. Entre outras funcionalidades, a integração possibilita o preenchimento automático das informações necessárias para a carta de porte, a obtenção do código de acompanhamento de encomendas e qual o estado do envio.


Exemplos:

  • CTT
  • DHL
  • UPS
  • Nacex
  • MRW
  • DPD


Meios de pagamento

A integração com gateways de pagamento permite disponibilizar uma variedade de soluções para os consumidores poderem pagar as suas compras eficazmente e de forma totalmente segura, criando confiança e credibilidade na loja online.


Exemplos:

  • Cartão bancário
  • Multibanco
  • MB WAY
  • PayPal
  • HiPay
  • Klarna
  • iDEAL


Marketplaces

Os marketplaces permitem, aos vendedores, alcançar um grande número de clientes, ter mais visibilidade dos produtos e notoriedade de marca. A integração dos marketplaces com a loja online permite centralizar o negócio online numa só plataforma de ecommerce, simplificando a gestão do negócio online.


Exemplos:

  • Amazon
  • El Corte Inglés
  • La Redoute
  • KuantoKusta
  • Zalando
  • Allegro


Marketing

A integração da loja online com ferramentas de marketing permite criar audiências mais qualificadas, melhorar a conversão, estudar o comportamento dos utilizadores, analisar a utilização do website e medir os resultados com mais exatidão.


Exemplos:

  • Google Analytics
  • Google Tag Manager com Data Layer
  • Google Ads
  • Meta Pixel (Facebook e Instagram)
  • Pinterest Pixel
  • MailChimp
  • Beevo Genion
  • Microsoft Clarity


CRM e apoio ao cliente

As soluções de CRM (customer relationship management) e de apoio ao cliente permitem interagir mais facilmente com os clientes, gerir e responder a pedidos de apoio, manter um histórico do percurso do cliente e criar experiências de compra personalizadas, entre outras funcionalidades.


Exemplos:

  • Zoho
  • HubSpot
  • ZenDesk
  • Intercom
  • Help Scout
  • Freshdesk
  • Ferramentas de live chat (WhatsApp, Messenger, etc.)

A integração de sistemas é fundamental para que um projeto de ecommerce seja escalável e possa crescer exponencialmente. Opte por uma plataforma de ecommerce que tenha integrações nativas, evitando o recurso a ferramentas de terceiros.


Este artigo é da autoria de Nelson Peixoto. A versão atual contém melhorias e outras alterações em relação a versões anteriores. A versão inicial foi redigida e publicada para o blogue da Bsolus.

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