Acrescente relevância, reduza os gastos e melhore a segmentação das campanhas pay-per-click (PPC) do Google Ads de ecommerce com estas listas de palavras-chave negativas em português e inglês.
Imagine o cenário seguinte:
- Um potencial cliente da sua loja online faz uma pesquisa por
sapatilhas de corrida baratasousapatilhas de corrida em promoção. - O anúncio da sua loja online é apresentado porque
sapatilhas de corridaé uma palavra-chave que utiliza nas suas campanhas PPC. - O utilizador clica no anúncio, visita a loja online e vê que as sapatilhas de corrida mais baratas custam 200 euros e que não estão em promoção.
- O utilizador sai rapidamente da loja online porque não é esta gama de preços que procura.
- A sua loja online acabou de ter uma rejeição e — pior ainda — pagou por um clique irrelevante, desperdiçando orçamento num público-alvo que não lhe interessa.
As palavras-chave negativas ajudam a evitar estas situações, comuns quando se fazem campanhas mais genéricas, onde não é utilizado o tipo de correspondência exata. Felizmente, as plataformas de anúncios permitem criar listas de palavras-chave negativas. O Google Ads, por exemplo, tem ainda vários tipos de correspondência negativa que permitem refinar e combinar de diferentes formas (correspondências negativas amplas, de expressão ou exatas).

Criar listas de palavras-chave negativas é um trabalho empírico e deve ser estudado caso a caso, negócio a negócio. No entanto, criámos algumas listas que pode começar a usar imediatamente para otimizar as suas campanhas PPC e reduzir desperdícios no orçamento.
Nota: Apesar das palavras serem suficientemente genéricas para aplicar na maioria das campanhas, avalie se fazem sentido para si. Algumas palavras-chave negativas podem ser aplicáveis para uma área de negócio, mas não para outra. Evite utilizar todas as palavras das listas simultaneamente
As palavras-chave negativas são úteis para maximizar o orçamento e o CTR de uma campanha, pois evitam que os anúncios sejam apresentados em pesquisas irrelevantes para o objetivo de marketing.
O que são palavras-chave negativas (negative keywords) e como funcionam?
Uma palavra-chave negativa é uma palavra ou frase que impede que os anúncios sejam acionados. Quando a palavra-chave negativa está presente no termo de pesquisa, o anúncio não é apresentado a quem pesquisa. Este conceito também é conhecido como correspondência negativa.
Exemplo
Se adicionar grátis como palavra-chave negativa, está a indicar ao Google Ads que não deve mostrar o seu anúncio em pesquisas com o termo grátis.
No Google Ads, tem ainda impacto na rede de Display, onde o anúncio tem uma probabilidades menor de aparecer em websites que contenham as palavras-chave negativas no conteúdo.
Cuidados a ter
Apesar de útil, é importante ter-se alguns cuidados quando se utiliza o tipo de correspondência negativa:
Variações aproximadas (género, número, grau, sinónimos e proximidade): o anúncio de Google Ads pode continuar a ser apresentado em pesquisas ou páginas que contenham variações aproximadas dos termos da palavra-chave negativa.
As palavras-chave negativas não efetuam a correspondência com variantes aproximadas ou outras expansões. Por exemplo, se excluir a palavra-chave de correspondência ampla negativa flores, os anúncios não serão elegíveis para publicação quando um utilizador pesquisar flores vermelhas, mas podem ser publicados se um utilizador pesquisar flor vermelha.
Ordenação/Posição da palavras-chave negativa: se a palavra-chave negativa surgir após a décima palavra do termo de pesquisa, o anúncio pode ser apresentado. Isto apenas acontece quando a expressão utilizada na pesquisa tem mais de dez palavras.
Leia mais informação sobre palavras-chave negativas no suporte do Google Ads e conheça erros comuns do Google Ads em ecommerce e saiba como corrigi-los.
Palavras irrelevantes ou depreciativas
| Português | Inglês |
|---|---|
| pior | worst |
| queixa | complaint |
| reclamação | complaint |
| fraude | fraud |
| crime | crime |
| escândalo | scandal |
| negativo | negative |
Apoio ao cliente
Provavelmente não vai querer mostrar anúncios quando o cliente pesquisa pela política de devoluções ou condições gerais de venda da sua marca ou até por questões legais genéricas.
| Português | Inglês |
|---|---|
| lei | law |
| legal | legal |
| legislação | legislation |
| regras | rules |
| regulação | regulation |
| faq | faq |
| termos | terms |
| condições | conditions |
| perguntas frequentes | faq |
| politica de privacidade | privacy policy |
| ajuda | help |
| contactos | contact |
| condições de venda | terms of sale |
| guia de tamanhos | size guide |
| devoluções | returns |
| estorno | chargeback |
| rejeição | chargeback |
| garantia | guarantee |
| manual | manual |
| negativo | negative |
| telefone | phone |
| recolha | recall |
| reembolso | refund |
| substituir | replace |
| substituição | replacement |
| devolução | return |
| rma | rma |
| serviço | service |
| apoio | support |
| problema | trouble |
| resolução problemas | troubleshooting |
| garantia | warranty |
Preços e Ofertas
Se a sua loja online se dedica exclusivamente às vendas e não tem campanhas ativas para ofertas ou amostras, é provável que termos como grátis ou amostras não sejam relevantes.
Exemplo: amostras de maquilhagem.
| Português | Inglês |
|---|---|
| gratis | free |
| gratuito | free |
| amostras | samples |
| leilão | auction |
| passatempo | giveaway |
| revenda | resale |
| segunda mão | second hand |
| usado | used |
Questões
A não ser que tenha conteúdos direcionados para este tipo de pesquisas, é provável que não queira desperdiçar orçamento em questões não sejam relevantes para as suas campanhas.
Exemplo: como lavar sapatilhas de corrida.
| Português | Inglês |
|---|---|
| pode | can |
| como | how |
| o que | what |
| quando | when |
| onde | where |
| quem | who |
| porque | why |
Emprego
Excetuando casos específicos como portais de emprego ou empresas de recrutamento, evite mostrar anúncios pagos a utilizadores estão à procura de trabalho na sua empresa.
Exemplo: emprego loja nike porto.
| Português | Inglês |
|---|---|
| carreira | career |
| emprego | employment |
| contratação | hiring |
| contrato | contract |
| estágio | interns |
| trabalho | job |
| recursos humanos | human resources |
| gestor rh | hr manager |
| trabalho | work |
| recrutamento | recruiting |
| currículo | resume |
| cv | cv |
| salário | salaries |
| freelancer | freelancer |
Formação
Exemplo: cursos de maquilhagem.
| Português | Inglês |
|---|---|
| aulas | class |
| cursos | course |
| formação | education |
| escola | school |
| treino | training |
| universidade | universities |
Investigação
Evite que os seus anúncios apareçam quando as pessoas estão a procurar informação genérica sobre um assunto ou sobre uma empresa
Exemplo: missão da sport zone.
| Português | Inglês |
|---|---|
| associação | association |
| casos de estudo | case studies |
| guia | guide |
| associação | association |
| jornal | |
| revista | magazine |
| métricas | metrics |
| notícias | news |
| investigação | research |
| review | review |
| opinião | reviews |
| estatísticas | statistics |
| histórias | success stories |
| tutorial | tutorial |
| definição | definition |
| significado | meaning |
| sobre | about |
| relatorios | reports |
| imagens | images |
| fotografias | pictures |
| fotos | photos |
| fotografias | photography |
| especificações | specs |
Redes sociais e websites externos
| behance |
| flickr |
| meetup |
| messenger |
| snapchat |
| soundcloud |
| telegram |
| tiktok |
| tumblr |
| vimeo |
| youtube |
Concorrência
Se o orçamento para as campanhas PPC for muito limitado, uma solução para o maximizar é criar uma lista de palavras-chave negativas com as empresas/marcas concorrentes. Deste modo, não estará a utilizar orçamento em pesquisas que, à partida, os utilizadores não estão interessados na sua marca. Pode encontrar listas de palavras da concorrência em softwares como o Ahrefs ou o Semrush.
Exemplo: decathlon, sport zone, la redoute.
Como adicionar palavras-chave negativas às campanhas?
Siga as instruções nas imagens seguintes.

Aceder à biblioteca partilhada de listas de palavras-chave negativas.

Criar uma lista nova.

Adicionar as palavras-chave negativas pretendidas e gravar.
De seguida, aceda às suas campanhas onde pretende aplicar as palavras-chave negativas.

Aplique uma lista partilhada existente e grave.
Alternativamente, pode utilizar a documentação oficial do suporte do Google Ads para adicionar palavras-chave negativas.
Fontes de informação
support.google.com
Este artigo é da autoria de Nelson Peixoto. A versão atual contém melhorias e outras alterações em relação a versões anteriores. A versão inicial foi redigida e publicada para o blogue Tudo Sobre Ecommerce.
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