Listas de Palavras-chaves Negativas Para Campanhas PPC

Publicidade

Acrescente relevância, reduza os gastos e melhore a segmentação das campanhas pay-per-click (PPC) do Google Ads de ecommerce com estas listas de palavras-chave negativas em português e inglês.

Imagine o cenário seguinte:

  • Um potencial cliente da sua loja online faz uma pesquisa por sapatilhas de corrida baratas ou sapatilhas de corrida em promoção.
  • O anúncio da sua loja online é apresentado porque sapatilhas de corrida é uma palavra-chave que utiliza nas suas campanhas PPC.
  • O utilizador clica no anúncio, visita a loja online e vê que as sapatilhas de corrida mais baratas custam 200 euros e que não estão em promoção.
  • O utilizador sai rapidamente da loja online porque não é esta gama de preços que procura.
  • A sua loja online acabou de ter uma rejeição e — pior ainda — pagou por um clique irrelevante, desperdiçando orçamento num público-alvo que não lhe interessa.

As palavras-chave negativas ajudam a evitar estas situações, comuns quando se fazem campanhas mais genéricas, onde não é utilizado o tipo de correspondência exata. Felizmente, as plataformas de anúncios permitem criar listas de palavras-chave negativas. O Google Ads, por exemplo, tem ainda vários tipos de correspondência negativa que permitem refinar e combinar de diferentes formas (correspondências negativas amplas, de expressão ou exatas).

Exemplo de tipos de correspondência de palavras-chaves negativas

Criar listas de palavras-chave negativas é um trabalho empírico e deve ser estudado caso a caso, negócio a negócio. No entanto, criámos algumas listas que pode começar a usar imediatamente para otimizar as suas campanhas PPC e reduzir desperdícios no orçamento.

Nota: Apesar das palavras serem suficientemente genéricas para aplicar na maioria das campanhas, avalie se fazem sentido para si. Algumas palavras-chave negativas podem ser aplicáveis para uma área de negócio, mas não para outra. Evite utilizar todas as palavras das listas simultaneamente

As palavras-chave negativas são úteis para maximizar o orçamento e o CTR de uma campanha, pois evitam que os anúncios sejam apresentados em pesquisas irrelevantes para o objetivo de marketing.

O que são palavras-chave negativas (negative keywords) e como funcionam?

Uma palavra-chave negativa é uma palavra ou frase que impede que os anúncios sejam acionados. Quando a palavra-chave negativa está presente no termo de pesquisa, o anúncio não é apresentado a quem pesquisa. Este conceito também é conhecido como correspondência negativa.

Exemplo

Se adicionar grátis como palavra-chave negativa, está a indicar ao Google Ads que não deve mostrar o seu anúncio em pesquisas com o termo grátis.

No Google Ads, tem ainda impacto na rede de Display, onde o anúncio tem uma probabilidades menor de aparecer em websites que contenham as palavras-chave negativas no conteúdo.

Cuidados a ter

Apesar de útil, é importante ter-se alguns cuidados quando se utiliza o tipo de correspondência negativa:

Variações aproximadas (género, número, grau, sinónimos e proximidade): o anúncio de Google Ads pode continuar a ser apresentado em pesquisas ou páginas que contenham variações aproximadas dos termos da palavra-chave negativa.

As palavras-chave negativas não efetuam a correspondência com variantes aproximadas ou outras expansões. Por exemplo, se excluir a palavra-chave de correspondência ampla negativa flores, os anúncios não serão elegíveis para publicação quando um utilizador pesquisar flores vermelhas, mas podem ser publicados se um utilizador pesquisar flor vermelha.

Ordenação/Posição da palavras-chave negativa: se a palavra-chave negativa surgir após a décima palavra do termo de pesquisa, o anúncio pode ser apresentado. Isto apenas acontece quando a expressão utilizada na pesquisa tem mais de dez palavras.
Leia mais informação sobre palavras-chave negativas no suporte do Google Ads e conheça erros comuns do Google Ads em ecommerce e saiba como corrigi-los.

Palavras irrelevantes ou depreciativas

PortuguêsInglês
piorworst
queixacomplaint
reclamaçãocomplaint
fraudefraud
crimecrime
escândaloscandal
negativonegative

Apoio ao cliente

Provavelmente não vai querer mostrar anúncios quando o cliente pesquisa pela política de devoluções ou condições gerais de venda da sua marca ou até por questões legais genéricas.

PortuguêsInglês
leilaw
legallegal
legislaçãolegislation
regrasrules
regulaçãoregulation
faqfaq
termosterms
condiçõesconditions
perguntas frequentesfaq
politica de privacidadeprivacy policy
ajudahelp
contactoscontact
condições de vendaterms of sale
guia de tamanhossize guide
devoluçõesreturns
estornochargeback
rejeiçãochargeback
emailemail
garantiaguarantee
manualmanual
negativonegative
telefonephone
recolharecall
reembolsorefund
substituirreplace
substituiçãoreplacement
devoluçãoreturn
rmarma
serviçoservice
apoiosupport
problematrouble
resolução problemastroubleshooting
garantiawarranty

Preços e Ofertas

Se a sua loja online se dedica exclusivamente às vendas e não tem campanhas ativas para ofertas ou amostras, é provável que termos como grátis ou amostras não sejam relevantes.

Exemplo: amostras de maquilhagem.

PortuguêsInglês
gratisfree
gratuitofree
amostrassamples
leilãoauction
passatempogiveaway
revendaresale
segunda mãosecond hand
usadoused

Questões

A não ser que tenha conteúdos direcionados para este tipo de pesquisas, é provável que não queira desperdiçar orçamento em questões não sejam relevantes para as suas campanhas.

Exemplo: como lavar sapatilhas de corrida.

PortuguêsInglês
podecan
comohow
o quewhat
quandowhen
ondewhere
quemwho
porquewhy

Emprego

Excetuando casos específicos como portais de emprego ou empresas de recrutamento, evite mostrar anúncios pagos a utilizadores estão à procura de trabalho na sua empresa.

Exemplo: emprego loja nike porto.

PortuguêsInglês
carreiracareer
empregoemployment
contrataçãohiring
contratocontract
estágiointerns
trabalhojob
recursos humanoshuman resources
gestor rhhr manager
trabalhowork
recrutamentorecruiting
currículoresume
cvcv
saláriosalaries
freelancerfreelancer

Formação

Exemplo: cursos de maquilhagem.

PortuguêsInglês
aulasclass
cursoscourse
formaçãoeducation
escolaschool
treinotraining
universidadeuniversities

Investigação

Evite que os seus anúncios apareçam quando as pessoas estão a procurar informação genérica sobre um assunto ou sobre uma empresa

Exemplo: missão da sport zone.

PortuguêsInglês
associaçãoassociation
casos de estudocase studies
guiaguide
associaçãoassociation
jornal
revistamagazine
métricasmetrics
notíciasnews
investigaçãoresearch
reviewreview
opiniãoreviews
estatísticasstatistics
históriassuccess stories
tutorialtutorial
definiçãodefinition
significadomeaning
sobreabout
relatoriosreports
imagensimages
fotografiaspictures
fotosphotos
fotografiasphotography
especificaçõesspecs

Redes sociais e websites externos

behance
facebook
flickr
instagram
linkedin
meetup
messenger
pinterest
reddit
snapchat
soundcloud
telegram
tiktok
tumblr
twitter
vimeo
whatsapp
youtube

Concorrência

Se o orçamento para as campanhas PPC for muito limitado, uma solução para o maximizar é criar uma lista de palavras-chave negativas com as empresas/marcas concorrentes. Deste modo, não estará a utilizar orçamento em pesquisas que, à partida, os utilizadores não estão interessados na sua marca. Pode encontrar listas de palavras da concorrência em softwares como o Ahrefs ou o Semrush.

Exemplo: decathlonsport zonela redoute.

Como adicionar palavras-chave negativas às campanhas?

Siga as instruções nas imagens seguintes.

Como adicionar palavras-chaves negativas - Passo 1

Aceder à biblioteca partilhada de listas de palavras-chave negativas.

Como adicionar palavras-chaves negativas - Passo 2

Criar uma lista nova.

Como adicionar palavras-chaves negativas - Passo 3

Adicionar as palavras-chave negativas pretendidas e gravar.

De seguida, aceda às suas campanhas onde pretende aplicar as palavras-chave negativas.

Como adicionar palavras-chaves negativas - Passo 4

Aplique uma lista partilhada existente e grave.

Alternativamente, pode utilizar a documentação oficial do suporte do Google Ads para adicionar palavras-chave negativas.

Fontes de informação

support.google.com


Este artigo foi redigido e publicado em primeira mão para o blogue Tudo Sobre Ecommerce.

Questões ou comentários?

Vamos conversar