O tráfego orgânico dos motores de pesquisa (SEO) é um dos canais de marketing digital mais importantes em ecommerce.
O que é SEO?
SEO é a sigla inglesa para search engine optimization.
Em português, significa otimização para os motores pesquisa.
SEO é o processo de melhorar a visibilidade nos resultados orgânicos (gratuitos) dos motores de pesquisa.
Otimizar as lojas online para os motores de pesquisa (SEO para ecommerce) é um bom investimento para os projetos de ecommerce.
Os dados apresentados da figura são de uma loja online real. Podemos ver que a pesquisa orgânica é dos canais com melhores resultados, em termos relativos.
- A taxa de rejeição (Bounce Rate) é a mais baixa.
- É o canal com mais páginas por sessão (Pages/Session).
- A duração média da sessão é das mais altas (Avg. Session Duration).
- A taxa de conversão (Ecommerce Conversion Rate) é das melhores.
Quer tenha uma loja online direcionada para Portugal ou para outros mercados, é crucial fazer a otimização do seu website em todos os idiomas que disponibiliza.
O SEO é importante no marketing digital para ecommerce e é fundamental apostar neste canal.
Neste artigo, apresentamos os benefícios de fazer SEO na sua loja online.
Tráfego gratuito
O SEO não tem um custo direto associado a cada clique ou visita que gera para a sua loja online.
É tráfego gratuito e, como tal, quanto mais cliques houver melhor. O desafio é aparecer nos resultados para o máximo de palavras-chave possível.
O Google, o motor de pesquisa mais utilizado atualmente em Portugal e em toda a Europa, vende publicidade, mas não vende resultados orgânicos. Por outras palavras, não é possível pagar para aparecer em primeiro nos resultados orgânicos.
No entanto, não devemos considerar que o investimento em SEO é nulo.
Apesar de não ser investimento direto, é necessário otimizar o website e os conteúdos. Há um esforço de otimização que é necessário fazer, mas que compensa a longo prazo.
Tráfego de melhor qualidade
Tal como no exemplo apresentado, de modo geral, o tráfego proveniente de resultados de pesquisa orgânicos é de melhor qualidade.
A (melhor) qualidade, em termos de tráfego, é representada por
- Taxa de rejeição mais baixa (os utilizadores veem mais que uma página ou fazem mais do que uma interação)
- Mais páginas por sessão (os utilizadores veem mais páginas quando visitam a loja online)
- Duração média de sessão mais alta (os utilizadores passam mais tempo na loja online)
- Taxa de conversão mais elevada (há mais conclusões de objetivos ou transações)
Mais tráfego
Melhores posições = mais cliques/tráfego
Neste ponto, o senso comum é validado por vários estudos: as posições cimeiras resultam em mais cliques.
Por outras palavras, quanto mais bem posicionado estiver na página de resultados, mais cliques é provável termos.
Na gíria de SEO diz-se que “o melhor lugar para esconder um cadáver é a segunda página de resultados do Google“.
Talvez esta frase seja muito utilizado porque reflete corretamente o comportamento dos utilizadores: quase ninguém visita a segunda página (e seguintes) de resultados. Os utilizadores querem (e têm) os resultados corretos na primeira página.
Ajuda a baixar os custos de CPC (tráfego pago)
Plataformas de publicidade com base em cliques ou pay-per-click (PPC), como o Google Ads, avaliam a página de destino para determinar se a mesma é relevante para o intuito da pesquisa do utilizador.
O Google, por exemplo, verifica se a palavra-chave de pesquisa está presente na página de destino, quantas vezes aparece, em que sítios aparece (se está no título da página, nos cabeçalhos do corpo do texto, etc.).
Esta prática está alinhada com o SEO e otimizar a página para os motores de pesquisa é também otimizar a página para PPC, o que resulta em custos por clique (CPC) mais baixos, pois é um dos fatores que as plataformas de publicidade utilizam para determinar o CPC.
Mais notoriedade e credibilidade de marca
Em sintonia com os restantes benefícios, ter mais impressões nas páginas de resultados de pesquisa significa ter mais alcance e mais visibilidade.
Por outras palavras, se a nossa loja online está otimizada, mais probabilidade temos de aparecer para mais pesquisas e, consequentemente, ter mais cliques.
Paralelamente, os utilizadores vêm mais vezes a nossa marca/loja online e começam a atribuir mais credibilidade à marca, pois, mesmo que lhe seja desconhecida, reparam que aparece várias vezes para termos que pesquisam e a confiança nesse site/loja online vai aumentando.
Como funciona a pesquisa do Google?
“O processo de rastreio começa com uma lista de endereços Web de rastreios anteriores e mapas de sites fornecidos por proprietários de Websites. À medida que os nossos motores de rastreio visitam estes Websites, utilizam links desses sites para localizar outras páginas. O software concentra-se especialmente em novos sites, alterações em sites existentes e links inativos. Os programas informáticos determinam quais os sites a rastrear, com que frequência e quantas páginas devem obter de cada site.” — Google
Fontes de informação
https://www.google.com/search/howsearchworks/
https://support.google.com/webmasters/answer/7451184
https://www.google.com/about/honestresults/
https://www.smartinsights.com/search-engine-optimisation-seo/seo-analytics/comparison-of-google-clickthrough-rates-by-position/
Este artigo é da autoria de Nelson Peixoto. A versão atual contém melhorias e outras alterações em relação a versões anteriores. A versão inicial foi redigida e publicada para o blogue Tudo Sobre Ecommerce.
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