[Podcast + Transcrição] Google Analytics para Ecommerce

Neste podcast para o Tudo sobre eCommerce, falo com Jorge Cunha sobre Google Analytics em lojas online.

  • Breve história e evolução das ferramentas de Web Analytics [01:26]
  • Como funciona o tracking do Google Analytics? [02:46]
  • Como funcionam os parâmetros UTM e quais as boas práticas recomendadas? [05:25]
  • Qual a diferença entre o Google Analytics “normal” e o Google Analytics com a opção de ecommerce ativa? [09:05]
  • É preciso alguma integração adicional para usar o enhanced ecommerce? [13:40]
  • O que não faz o Google Analytics? [14:30]
  • Quais são as métricas que consideras mais relevantes analisar no Google Analytics de uma loja online? [16:14]

Podcast completo

Clica na ligação abaixo para ouvir e ler a transcrição do podcast.


[Tutorial] Como usar parâmetros UTM do Google Analytics corretamente

Neste artigo para o Tudo sobre eCommerce, escrevo sobre como definir e usar parâmetros UTM corretamente no Google Analytics.

  • Como criar parâmetros UTM corretamente utilizando o construtor de URL da Google? Guia prático passo a passo:
    1. Aceder ao construtor de URL/Campaign URL Builder
    2. Definir Website URL (página de destino)
    3. Definir Campaign Source (utm_source)
    4. Definir Campaign Medium (utm_medium)
    5. Definir Campaign Name (utm_campaign)
    6. Definir Campaign Term (utm_term)
    7. Definir Campaign Content (utm_content)
    8. Utilizar o URL final
  • Dicas e cuidados a ter na definição de parâmetros UTM

Artigo completo

Clica na ligação abaixo para ler o artigo completo.